Pesquisar arquivos no Blog

quarta-feira, 29 de julho de 2009

DADOS SOBRE O GESTAR II


DADOS SOBRE O GESTAR II - LÍNGUA PORTUGUESA TURMA: A

Número de cursistas: 25

Perfil da turma: Esta é uma turma heterogênea, formada por professores oriundos dos povoados e distritos pertencentes ao município de Itamaraju: Vila União, Pirajá, Piragi, São Paulinho, São João da Prata. Nova Alegria, Pau D’Alho, Campo Alegre e Itabrasil. Estes povoados estão localizados em área bem distante da sede, com acesso dificílimo (carência de transportes, estradas de chão) o que é extremamente desgastante para os cursistas que mensalmente vêm à sede ( às vezes em caminhão de pau de arara, levando um tempo de até quatro horas de viagem) participarem dos nossos encontros que têm uma duração de oito horas. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas por eles, demonstram um entusiasmo e interesse muito grande com as atividades desenvolvidas. Muitos deles estão cursando o curso de Licenciatura em Letras (à distância e também semi presencial) o que acarreta muito trabalho. Mas, por outro lado, o fato deles estarem fazendo o curso e a graduação permite um paralelo entre os nossos textos e os textos oferecidos pela graduação. Alguns apresentam muitas dificuldades na realização das atividades, devido a falta de conhecimentos para fundamentarem a sua prática.

Recepção do Gestar pelos cursistas: A recepção foi muito boa, pois os nossos professores aguardavam com ansiedade a chegada do curso que estava sendo divulgado na mídia e também alguns colegas já haviam cursado o Gestar no município vizinho (Teixeira de Freitas) que fora oferecido pelo Governo do Estado da Bahia. Esses profissionais faziam muita propaganda do curso o que despertava o interesse dos colegas. A Secretaria Municipal de Educação promoveu um momento importante para a apresentação do Programa no município. Em local importante da cidade( Auditório da Câmara Municipal) com a participação de vários profissionais da cidade, inclusive, os gestores das unidades escolares onde atuam os curistas para que pudessem conhecer o Programa e apoiá-lo. Tivemos uma palestra com a renomada professora Luzeni Carvalho (pedagoga da Universidade do Estado da Bahia do Campus X – Teixeira de Freitas) que discursou sobre a importância da formação continuada e o compromisso dos profissionais da educação. No final do evento foi servido um coquetel com momentos relaxantes para os participantes.

Dificuldades pedagógicas enfrentadas: Sou suspeita de falar das dificuldades, pois além de formadora também coordeno (pedagógico e administrativamente) as turmas de Língua Portuguesa ( professora Inês Bastos) e de Matemática (Adriel Ferreira). Todas as terças-feiras nos reunimos para o planejamento dos encontros, quando produzimos o material que será utilizado.Na medida do possível, procuro adquirir, em tempo hábil, todo material requisitado pelos cursistas que diga –se de paasagem, é oferecido pela Prefeitura, por intermédio da nossa secretária de educação que não tem medido esforços para que o curso da melhor forma possível. Mas sabemos como as coisas acontecem nos órgãos públicos (principalmente municipal) Deixe para lá, pois apesar de tudo é gratificante para nós termos nossos professores se capacitando.( Precisamos melhorar nosso IDEB, está muito baixo e acreditamos que o curso ajudará muito) Uma das dificuldades que tínhamos era relação à alimentação, mas este mês conseguimos supera. (A Prefeitura passou a disponibilizar o almoço para os professores) que já tinham um custo altíssimo com as despesas de vindas e idas.

2 comentários:

  1. OLÁ LOURDES FUÇANDO PELA NET ENCONTREI SEU BLOG, ESTÁ ÓTIMO. BJS.

    ResponderExcluir
  2. ola boa noite eu me chamo jo sou fiho de margarida e de nicodemo nasci em itamaraju e morei e creci em pirajá´gostaria de mandar um abraço aõ povo de pirajá´e minha irma elizabete e meus sobrinhos e cunhado e a todos de pirajá um abraço a todos fique com deus que deus abençoe a esse povo taõ sofrido e abandonados pelo prefeito de itamaraju

    ResponderExcluir