Pesquisar arquivos no Blog

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Despertando Emoções Através da Poesia

PROJETO: DESPERTANDO EMOÇÕES ATRAVÉS DA POESIA

Apresentação

Este projeto é uma atividade prática do Curso Gestar II Ee surgiu após discussões na oficina que tratou do tema: Alfabetização e Letramento. A ídéia de desenvolver o projeto teve início com a reflexão sobre a realidade em que se encontram as escolas hoje, onde os alunos não respeitam as diferenças existentes entre eles, sejam elas culturais, raciais ou sociais, além da necessidade de um trabalho efetivo no que diz respeito à Língua Portuguesa.
Portanto, o presente projeto propõe momentos de leitura, escrita e reflexão sobre o que cada educando pensa, buscando respeitar o outro como ser especial e com diferenças, evidenciando sentimentos e emoções, fazendo uso da linguagem poética. O mesmo traz algumas sugestões de atividades selecionadas a partir do contexto escolar das turmas de 5ª série do Ensino Fundamental da rede pública municipal da cidade de Itamaraju- Bahia, onde o mesmo será aplicado durante a III unidade de 2009.

Justificativa

A linguagem, segundo Vygostsky, exerce papel de extrema importância no desenvolvimento do indivíduo. Pelo gesto, pela escrita, pela fala, pela leitura, descobre-se e redescobre-se o outro, o mundo.Assim destaca-se a necessidade de se trabalhar as várias formas de linguagem na escola.
Dentre as várias formas de linguagem existentes, a poesia merece destaque especial, pela sua profunda e especial maneira de ler o mundo e valorizar o ser poético que há em nós, fazedores e leitores de poesia por natureza. Pois segundo NETO (1996, p. 122): Na poesia, sem dúvida. cabe todo o leitor. O do passado, o do presente e o do futuro. A poesia propicia a liberdade. Eis a função maior da arte.
A leitura, produção e intrepretação de poesias permitem ao educando organizar e expressar as emoções diante dos acontecimentos e refletir a respeito dos problemas com os quais convivem.
Partindo de tais considerações e observando que a maioria dos educandos escrevem apenas versos, faltando-lhes o domínio da linguagem poética é que o Projeto Despertando Emoções Através da Poesia foi elaborado com a intenção de desenvolver a linguagem poética como veículo de informação, preservando o fundo mágico, lúdico, intuitivo e criativo presentes na poesia, além de despertar o prazer da leitura e produção de textos.
Estimular o gosto pela leitura oral e escrita bem como o respeito as diferenças existentes no meio onde vivemos, sejam elas sociais, culturais, religiosas ou econômicas, incentivando a criatividade e valorização a qualidade de suas relações interpessoais, sendo capazes de expressar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, tornando-se assim cidadãos conscientes e usuários competentes da língua, mecanismo tão importante na transformação social.
Objetivos Específicos

- Diagnosticar conhecimentos prévios acerca do tema poesia;
- Diferenciar prosa de poesia;
- Identificar o verso, estrofe e rima;
- Captar o sentido sugestivo da palavra dentro do contexto;
- Pesquisar poesias com temas diversos;
- Destacar poetas brasileiros;
- Incentivar a criatividade através da produção de texto;
- Incentivar a expressão de sentimentos através da música com texto poético;
- Utilizar o texto não verbal na criação do texto poético;
- Utilizar a intrepretação oral e escrita para melhorar as relações interpessoais.

Meta

Elaboração de um livro de poesias produzidas pelos alunos.

Abrangência

Este projeto é destinado aos alunos da 5ª série do Ensino Fundamental da rede municipal da cidade de Itamaraju- Bahia.

Metodologia

1º momento: Discussão da necessidade de se trabalhar com projetos pedagógicos.

2º momento: Escolha do tema do projeto, leitura e busca de informações acerca do tema escolhido.

3º momento: Elaboração do projeto.

4º momento: Execução do projeto

5º momento: Culminância do projeto

6º momento: Avaliação e auto-avaliação do processo.

Programação

As atividades referentes a este projeto serão realizadas as terças-feiras e quintas-feiras durante a III unidade do ano letivo de 2009.
. Apresentação do projeto com levantamento de conhecimentos prévios acerca do tema;
. Leitura e discussão de texto informativo sobre poesia;
. Exposição de um texto poético para identificação de sua estrutura;
. Produção de texto coletivo a partir de um texto poético usando os nomes da turma, formando rimas, aproveitando suas características;
. Acróstico com nomes selecionados a partir de sorteio, formando poesias;
. Atividade mimeografada envolvendo o sentido sugestivo da palavra;
. Pesquisa em grupo de poesias e seus autores;
. Formulação de poesias com textos diversificados;
. Intrepretação oral e escrita de uma música conhecida pelos alunos e que tenham o texto poético presente em sua escrita;
. Ilustração de versos de uma poesia fornecida pelo professor;
. Pesquisa com pessoas mais velhas sobre os versos contados em brincadeiras de roda.


Avaliação

Segundo HOFFMANN ( 2002, p.17) "A avaliação é a reflexão transformada em ação. Ação, essa que nos impulsiona a novas reflexões. Reflexão permanente do educador sobre sua realidade, e acompanhamento, passo a passo, do educando, na sua trajetória de construção do conhecimento."Portanto, a avaliação proposta pelo projeto deve acontecer ao longo de todo processo, existindo momentos para análise e reflexão das ações, o que representa oprotunidades de tomada de consciência, que permite ao educando posicionar-se frente às suas capacidades e limitações, assumindo diante de si mesmo e dos outros com postura crítica que, por certo, terá influências na sua atuação como ser social.

Um comentário:

  1. parabéns minha querida lindo o seu texto a realidade da reflexão
    amei seu cantinho beijos seja feliz

    ResponderExcluir