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segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Musicalidade no processo de aquisição da linguagem oral e escrita

Tema: Musicalidade no processo da aquisição da linguagem oral e escrita

APRESENTAÇÃO

Este projeto foi elaborado com vistas a atender uma atividade solicitada aos participantes do curso Gestar II - Língua Portuguesa. Sendo uma alternativa para auxiliar a prática do educador possibilitando ao aluno se apropriar do sistema de escrita, ao mesmo tempo em que vai conhecendo a linguagem oral e escrita através da música, pois ela é guardiã dos princípios, costumes e problemas dos grupos sociais. É uma das mais ricas e universais formas de expressão humana que revela a cultura de uma época ou região.
O presente projeto traz sugestões de atividades a serem trabalhadas com as turmas de 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental da rede municipal e estadual de Itamaraju - Bahia. Tendo como objetivo atender as necessidades existentes, que traz no seu conteúdo uma proposta interdisciplinar unindo o necessário ao prazeroso.
JUSTIFICATIVA
Em sociedades letradas, desde muito cedo, os alunos demonstram interesse e fazem reflexões sobre a função e o significado da escrita. Para que possam escrever autonomamente, é preciso que entrem em contato com diversos tipos de textos nas primeiras séries do Ensino Fundamental. O professor deve apresentar aos alunos poesias, contos, músicas, etc.
A música é a linguagem que ultrapassa os limites da palavra, é a expressão de sentimentos e emoções. Faz parte da vida do aluno desde seu nascimento, vindo das canções de ninar, cantigas de roda, rádio, discos, fitas. Antes mesmo de ler e escrver o aluno aprende a cantar.
A música tem grande força educativa, por isso torna-se agraável ensinar aos alunos através do canto, estimulando o desenvolvimento da escrita e leitura, constituindo assim uma atividade produtiva e significativa.
Nessa perspectiva, se faz necessária a elaboração do Projeto Musicalidade no processo da aquisição da linguagem oral e escrita com vistas a proporcionar aos educandos de 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental o contato com atividades significativas relacionadas à linguagem musical.
OBJETIVO GERAL
Oportunizar aos alunos o contato com os diversos textos poéticos através da música, estimulando o desenvolvimento do sistema de leitura e escrita.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, interagindo com os outros e ampliando seu conhecimento do mundo.
- Desenvolver a oralidade e escrita, reconhecendo através da música a importância da leitura e da escrita.
- Discutir as diferenças nas estruturas existentes na família de hoje.
- Buscar estratégias de leitura para identificar informações nos textos verbais e não verbais.
- Explorar através da produção textual a estrutura dos textos produzidos.
METAS
Confeccionar um álbum musical ilustrado, composto de músicas trabalhadas na sala de aula e selecionadas pelos educandos e apresentá-las através de coreografias para a comunidade escolar.
ABRANGÊNCIA
Este projeto é destinado aos alunos de 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental da rede pública municipal e estadual de Itamaraju - Bahia
METODOLOGIA
1° momento
Discussão acerca da necessidade de estudarmos sobre projeto
2° momento
Estudo do texto "Por que trabalhar com projetos" monitorado pela professora Luzeni Ferraz
3° momento
Debate sobre as especificidades de projeto a ser elaborado.
4° momento
Definição do tema
5° momento
Elaboração do projeto
6° momento
Execução do projeto
7° momento
Avaliação e auto-avaliação do projeto
PROGRAMAÇÃO
- Sensibilização através da música "Depende de nós" de Guilherme Arantes
- Levantamento de conhecimentos prévios referentes à música trabalhada
- Proposta de elaboração do projeto
- Confecção de uma lista com o auxílio dos educandos das músicas que serão trabalhadas
- Leitura e discussão da música "Oração da Família" de Padre Zezinho
* Rodinha para diálogo a respeito da letra da música enfocando a importância da mãe na família
* Produção de um acróstico com as palavras: mamãe e família
* Expressão artística através do desenho da família do aluno utilizando papel sulfite, lápis de cor, princéis atômicos, cartolinas, etc. e socializá-los com os colegas, reconhecendo as possíveis mudanças nas famílias
- Leitura e discussão do texto "Mamãe" de Agnaldo Timóteo
* Interpretação oral da música
* Confecção, em grupos, de textos sobre a importância da família
RECURSOS
Materiais: papel, CDs, revistas, jornais, fitas cassete, aparelho de som, cola tesoura, vídeo, lápis de cor, etc.
Humanos: Professores, alunos, coordenadores da rede municipal e estadual.
AVALIAÇÃO
A avaliação deverá ser feita de forma contínua e processual, possibilitando aos alunos a ampliação maior da necessidade de estudar a lingua materna e os níveis de desenvolvimento em relação à leitura e escrita.

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