Pesquisar arquivos no Blog

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

MENSAGEM

TEMPO PARA AFIAR O MACHADO
( Nestor Adolfo Eckert)

Certo dia, um grupo de lenhadores resolveu fazer um concurso entre seus componentes. Tratava-se de disputar em duplas, um contra o outro, calculando tempo, rapidez, qualidade e quantidade de lenha que cada um conseguisse cortar. Quem cortasse mais lenha, da melhor maneira e menor tempo, venceria o concurso.
Um jovem teve a sorte de disputar com um adversário já bem avançado em idade. Cada um com seu machado em mãos e, ao sinal dado, iniciou-se a disputa.
O jovem lenhador, todo animado e confiante, dava pancadas para valer, com relativa rapidez e continuadamente. Suava. E quanto mais transpirava, mais animado se sentia, confiante na vitória. De vez em quando, espiava para o lado querendo saber como estava seu adversário, o velho lenhador. Às vezes, percebia que o velho estava sentado, sem dar machadadas. Isso o animava mais, confiando na vitória certa.
Ao fim do tempo estabelecido para ambos, os juízes apuraram a quantidade de lenha cortada, que cada qual havia conseguido. Feitas as contas, verificou-se que o idoso havia cortado bem mais lenha, com melhor qualidade, menos desperdício e menor tempo do que o jovem.
O jovem dirigiu-se ao velho e lhe perguntou: " Como foi possível o senhor vencer, pois que de vez em quando o senhor estava sentado, sem fazer nada, enquanto eu não parei de cortar lenha?"
O lenhador idoso, com muita compreensão, olhou para o jovem e lhe disse: " Eu de vez em quando, estava sentado, sim. Mas, não sem nada fazer. Nesses momentos, eu estava afiando meu machado. Isso facilitou e melhorou o meu serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário