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terça-feira, 1 de dezembro de 2009

OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA
TP: 6 UNIDADES: 23 e 24
PAUTA:
01. Sensibilização
02. Dinâmica
03. Fundamentação teórica
04. Atividades do TP
05. Planejamento
06. Apresentação dos trabalhos produzidos
07. Avaliação dos trabalhos
08. Dinâmica de encerramento
A leitura compartilhada do texto "Pessoas são presentes" emocionou a turma que estava já num clima de despedida. Foi feita uma dinâmica que focalizou a importância das pessoas. O encontro foi marcado pelo entusiasmo dos cursistas com os resultados conquistados com seus alunos. Alguns relataram sobre seu crescimento profissional que provocou mudanças na sua prática, atribuindo mérito ao Gestar que oportunizou e provocou essa mudança, através das atividades propostas e incentivo para o compromisso que os professores devem ter com a aprendizgem dos alunos.
Para iniciar o trabalho com as etapas da produção textual:revisão e edição foram distribuídos alguns textos que os cursistas produziram ao longo do desenvolvimento das oficinas e pediu-se que, em grupos, analisassem os textos e fizessem as revisões necessárias, a partir dos parâmetros fornecidos:
01. Escreva o texto, observando que tipo de revisão você faz ainda durante o planejamento e a escrita. Anote as estratégias utilizadas;
02. Identifique os elementos que foram modificados nesta releitura, considere: a sequência das idéias e da lógica do texto; coesão; erros ortográficos, etç.
03. Releia o texto em voz alta a faça as últimas alterações. Atenção: é importante que você compare essa versão com a primeira edição.
04. Compare as versões e descreva sua avaliação do processo.
A socialização dessa atividade foi muito interessante, pois permitiu ao professor, avaliar o seu processo de criação e produção e, espera-se, ser mais compreensivo com as produções dos alunos. E, o que é mais importante, propor atividades que auxiliem os alunos com suas produções. Sabe-se que os alunos necessitam de "modelos" de escrita para que possam aperfeiçoar seus escritos e ninguém corrige aquilo que considera que está correto. Algumas sugestões de atividades de reescrita de textos foram socializadas, o que ajudou muito.
Em seguida foi feita a leitura do texto "Publicação: leitura da produção" de Antônio Gil Neto:
"Em se pensando ainda na publicação do texto do aluno, sugiro algumas atividades de leitura crítica, as quais o professor discute e decide conjuntamente com o grupo no sentido de a leitura ir complementando e estimulando quem está do outro lado do papel, exigindo participação e compromisso com o projeto do grupo. Começo sempre com a troca de leituras, as opiniões. Que percorram e sustentam todos os diálogos. Os alunos lêem os textos dos colegas e falam e escrevem sobre o que apreciaram. Um mural vai se montando logo após ou simultaneamente à troca de opiniões. Trata-se de um espaço privilegiado na sala ou nas dependências da escola onde os trabalhos são publicados. O título, a organização, os critérios de seleção de textos, a periodicidade e outras demais questões são discutidos, decididos junto com o grupo. No caso de ser um mural coletivo, abrangendo vários grupos-classe, participantes se reúnem com os demais educadores para decidir as questões relativas à publicação. Já se amplia então o campo de possíveis leitores e o intercâmbio das produções. Passar para um jornal da escola é só mais um passo. O que implica uma outra organização e dinâmica na intenção da veiculaçao da palavra do aluno por toda a escola. É claro que o professor se encarrega de assessorar a feitura do jornal e de propor a criação de uma equipe de publicação responsável por viabilizar a sua circulação e mais o título, o editorial, a programação visual, as seções, os tons de linguagem... Nesse ponto de realização é possível algum texto virar matéria de jornal do bairro ou da cidade. É a ampliação da publicação. É a escola devolvendo sua palavra à comunidade.
A troca de leituras também vai se ampliando. É um trabalho de participação e da rotina da escrita. Penso que gostamos de ler e dar opiniões sobre os feitos de nossos amigos. Temos curiosidades e expectativas. Os alunos embarcam nesse papel naturalmente. O professor vai organizando essa atividade dentro da dinâmica geral. Primeiro, impulsionando leituras, falando delas, orientando observações, investigando idéias, questionando dúvidas, mostrando detalhes importantes... Depois escrevendo e estimulando a escrita dessas leituras críticas. Bilhetinhos com alguns comentários críticos passam a ganhar espaço no texto dos colegas. Em meio a esses comentários pessoais, podemos bolar algo que se configure numa intenção coletiva: a publicação de uma antologia, um conjunto de textos representativos da classe que simbolicamente reúnem as experiências de linguagem vivenciadas pela classe.
E assim a leitura reeescreve o novo texto. Movimenta a palavra. E a vida também."
Após a discussão do texto de Gil Neto, distribui alguns textos para que os professores planejassem atividades que pudessem ser feitas a partir deles. Saõ eles: " POEMA TIRADO DE UMA NOTÍCIA DE JORNAL" de Manuel Bandeira; "CIRCUITO FECHADO" de Ricardo Ramos;
"CONGRESSO INTERNACIONAL DE MEDO" de Carlos Drummond de Andrade; "INFÂNCIA" de Carlos Drummond de Andrade; " O ANÃO VIOLONISTA E SEU ENORME CACHECOL" de Jorge Miguel Marinho; "ELOGIO DO APRENDIZADO" de Brecht; "PERGUNTA E RESPOSTA" de Adélia Prado; "AOS NOSSOS FILHOS" de Ivan Lins; "CORAÇÃO DE ESTUDANTE' de Milton Nascimento; "LUIZA"de Antônio Carlos Jobim; " MEU BEM, MEU MAL" de Caetano Veloso. Muitas propostas foram apresentadas pelo grupo. Muito bom.
Apresente uma proposta de atividade de literatura a partir do livro "GENTE, BICHO, PLANTA: O MUNDO ME ENCANTA" de Ana Maria Machado:
1ª proposta
Tendo lido o livro a história do professor Tomás, você pode perceber qual a impotância de um cientista. A partir dessa história, o grupo irá criar uma outra, parecida com ela.
Imaginemos que você more em um bairro por onde passa um rio cheinho de peixes. Você, seu pai e alguns amigos gostam de pescar lá, nos finais de semana. De repente, os peixes começam a aparecer mortos, e vocês já não podem mais pescar.
O que estaria acontecendo?
Todos resolvem investigar, mas como não são especialistas no assunto, chamam um cientista.
O que ele resolve fazer?
Conte todos os passos seguidos pelo cientista (pode dar um nome a ele), qual o resultado da pesquisa e que conselhos ele deu aos moradores do bairro.
2ª proposta
"Vida de planta, gente, animal tem de ser entrelaçada para não acabar mal". Este foi o conselho dado pelo professor Tomás ao povo daquele lugar.
Respondam:
01. Vocês acham que esse mesmo conselho ainda é válido para os dias de hoje? Por quê?
02. Em nossa cidade essas vidas estão entrelaçadas? Por quê?
03. Imaginem que vocês sejam chamados pelo prefeito de nossa cidade para darem sugestões de como colocar em prática a opinião do professor Tomás. Quais seriam essas sugestões?
3ª proposta
01. Vocês são juízes e foram convocados pelo governo para julgar os criadores de ovelhas (2ª história).
Afinal, eles foram culpados ou inocentes pela morte de ovelhas naquele lugar?
Haverá pena (punição) para eles?
Escrevam as suas opiniões e conclusões.
4ª proposta
Comparem a 1ª e a 2ª história e respondam:
01. O que há de diferente entre elas?
02. O que há de semelhante?
03. Qual delas lhes parece mais interessante? Por quê?
04. Que outras idéias vocês têm?
Cada grupo desenvolveu uma proposta e o resultado foi surpreendente. A grande polêmica girou em torno do júri simulado: acusação e defesa se enfrentaram e as opiniões foram diversas.
Relação de sugestão de títulos de livros que podem e devem ser utilizados em sala de aula:
Título Autor Série Tema
01. Felicidade não tem cor Júlio Emílio Braz 5ª Ética/ Preconceito/ Amizade
02. Amarelinho Ganymedes José 5ª/6ª Ética/ Cidadania/ Solidariedade
03. O livro do pode-não-pode Rosa Amanda Strausz 5ª/6ª Liberdade/ Limites
04. Amigo é comigo Ana Maria Machado 5ª a 8ª Solidão/ Ciúmes/ Inveja
05. As estrelas se divertem Heloisa Prieto 5ª a 8ª Justiça/ Pluralidade Cultural
06. O anjo linguarudo Walcyr Carrasco 5ª a 8ª Relacionamento familiar/ Ética
07. O primeiro dia de inverno Márcia Kupstas 5ª a 8ª Carreira/ Preconceito/ Ética
08. Valentão Ricardo Soares 5ª a 8ª Agressividade/Intimidação
09. Doce Manuela Júlio Emílio Braz 7ª/8ª Desemprego/ Meio ambiente
10. Fala comigo, pai! Júlio Emílio Braz 7ª/8ª Conflito de gerações/ Aventura
11. Irmão negro Walcyr Carrasco 7ª/8ª Preconceito racial/adoção
Encerramos o encontro com a dinâmica da distribuição de bombons. Foi ótimo. Marcamos a nossa confraternização para o dia 17 de dezembro.

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